Dúvidas sobre queda de cabelo? Dra Adriana Biagioni responde!

9 jan

Não há como negar. Vivemos preocupados com a saúde e beleza dos nossos cabelos e nos assustamos quando a escova revela uma queda maior dos fios. Mas, afinal, qual a quantidade de cabelos que perdemos por dia, naturalmente? Até que ponto a alimentação pode interferir na estrutura das nossas madeixas?

 

Para responder as dúvidas mais comuns sobre o assunto, chamamos a dermatologista Adriana Biagioni, da Clínica da Pele.

1. Quais as causas mais comuns da queda de cabelo?

As causas são várias, desde a deficiência de alguns elementos, como o ferro; certas doenças, como o hipotireoidismo; estresse; uso de medicamentos; pós parto e herança genética.

2. Qual a perda de cabelos/dia considerada normal? É verdade que em determinadas épocas do ano os cabelos caem mais?

Uma queda de 100 a 120 fios por dia é considerada normal. A queda dos cabelos se distribui, em geral, de forma equilibrada durante o ano. Em algumas condições, pode haver um pequeno aumento da queda no inverno devido a alguns hábitos, como o banho mais quente e frequente piora da dermatite seborréica no frio.

3. Quais as novidades que existem no mercado para tratar a queda de cabelo?

É claro que a queda deve ser tratada de acordo com sua causa. Hoje existem medicamentos com melhor cosmética, suplementos orais, tratamentos com Laser e LED, e os procedimentos cirúrgicos, como os implantes, que tem avançado muito, trazendo resultados mais naturais.

Está em estudo, nos Estados Unidos, a ação de uma substância que pode atuar no tratamento da calvície genética. Aguardamos, com ansiedade, os resultados!

4. É normal os cabelos ficarem mais finos e com menos volume com o passar dos anos? Por que isso acontece?

Não é normal, mas é muito comum. É o que ocorre nos quadros de alopecia androgenética (calvície genética), que pode acometer homens e mulheres de qualquer idade, inclusive na infância. O fio torna-se cada vez mais fino e curto, até que para de nascer. Percebe-se uma redução de volume dos cabelos. Esse tipo de calvície tem tratamentos para controle, mas ainda não falamos em cura.

5. Existe predisposição à calvície em mulheres? Como prevenir?

Sim, a alopecia androgenética pode acometer mulheres. É determinado geneticamente e, muitas vezes, há outros casos na família, tanto em homens quantoem mulheres. Nessescasos, é preciso ficar atento e iniciar o tratamento tão logo seja possível para tentar minimizar a progressão do quadro. Outras causas muito comuns em mulheres são a deficiência de ferro (pela perda de sangue através da menstruação mensalmente e má alimentação) e o hipotireoidismo, que afeta mais mulheres que homens.

6. Existem medicamentos que causam a queda e enfraquecimento dos fios? Quais são eles e como evitar esse efeito colateral?

Existem medicamentos que podem causar queda de cabelos – mas nem sempre o fazem. Entre eles, podemos citar alguns anti-hipertensivos (captopril, enalapril, betabloqueadores e outros), anti-inflamatórios (ibuprofeno, naproxeno, por exemplo), anticoagulantes (warfarin, heparina), hipocolesterolêmicos (clofibrato), antidepressivos (sertralina, fluoxetina, etc), alguns antifúngicos e antibióticos, hormônios, quimioterápicos e excesso de vitamina A. A lista é grande e é preciso determinar o papel do medicamento na origem da queda de cabelos.

7. Uma situação estressante pode desencadear a queda de cabelo? O que fazer nessas situações?

Sim, o estresse físico (infecção importante, cirurgia, internação, etc) e o emocional (luto, cansaço) podem ocasionar queda de cabelo, em geral3 a6 meses após o evento. Essa queda, normalmente, se corrige espontaneamente. Caso perceba uma queda importante, procure um dermatologista para tirar suas dúvidas e verificar as possíveis causas dessa queda. Devemos nos lembrar que a queda causada pelo estresse pode estar combinada a outras causas, como deficiência de nutrientes e outras doenças.

8. Qual a relação alimentação x queda dos cabelos?

A alimentação fornece os ingredientes, os “tijolinhos” para a fabricação dos fios. Uma má alimentação pode levar a deficiência de ferro, zinco, selênio e proteínas, por exemplo, essenciais para diversas funções do organismo, entre elas a formação dos pelos. O excesso também pode ser prejudicial, como no caso da vitamina A, podendo levar à queda.

9. Quais alimentos e suplementos ajudam a controlar a queda e deixar os cabelos mais saudáveis?

Uma dieta equilibrada, rica em proteínas, vitaminas (principalmente vitaminas A, B, C e E) e minerais é a ideal para manter pele, cabelos e unhas bonitos e saudáveis. Há, no mercado, diversos suplementos alimentares com este fim, mas é importante seguir a orientação médica devido à composição desses produtos, já que alguns contêm derivados de peixes e frutos do mar, podendo causar alergia em algumas pessoas. Além do mais, vale lembrar que, sozinhos, esses produtos não fazem milagres, devendo ser encarados como coadjuvantes, um reforço para uma melhor eficácia do tratamento.

10. Quais os benefícios do colágeno hidrolisado em pó para a saúde dos fios?

O colágeno hidrolisado é composto de diversos aminoácidos – pequenos pedaços de proteína que serão absorvidos e utilizados pelo corpo na formação dos pêlos, cabelos, pele e articulações, entre outros. Podemos dizer que são os “tijolinhos” para o nosso corpo produzir o colágeno.

11. O uso oral de vitaminas e sais minerais ajuda a prevenir a queda dos cabelos? Quais os mais indicados?

O uso oral de vitaminas e minerais pode ajudar no combate à queda de cabelos quando houver déficit desses elementos no organismo. A suplementação deve ser feita de acordo com a substância deficiente.

12. O colágeno, ceramidas e demais vitaminas e nutrientes anunciados nos rótulos de shampoos e condicionadores podem penetrar nos fios? Quais os reais benefícios desses ingredientes em suas fórmulas?

Esses elementos atuam reparando e protegendo os fios por suas funções antioxidantes, umectantes, redução da estática, capacidade de formação de filme lubrificante, redução da fragilidade e brilho.

13. Existe shampoo sem sal? Qual sua vantagem?

Não. Todo shampoo contem sais. O aviso “shampoo sem sal” diz respeito à ausência de cloreto de sódio (NaCl), que é o mesmo sal que utilizamos na cozinha. Todo shampoo deixa “resíduos” nos fios, sendo necessário o uso de um shampoo antiresíduos uma vez por semana ou a cada2 a3 semanas.

14. Quais suas dicas como dermatologista para quem quer estar com os cabelos sempre bonitos e saudáveis?

Ter uma alimentação adequada; beber bastante água; evitar lavar os cabelos com água quente; usar produtos adequados ao seu tipo de cabelos; evitar secadores de cabelos, chapinhas, tinturas, alisamentos e outras químicas; e proteger os fios do sol e do vento.

 

Se você tiver mais alguma dúvida sobre a saúde e beleza de seus cabelos, deixe sua pergunta nos comentários, que logo iremos respondê-la.

 

Be Sociable, Share!

82 Respostas para “Dúvidas sobre queda de cabelo? Dra Adriana Biagioni responde!”

  1. Karina 9 de janeiro de 2012 at 11:39 #

    E para cabelos enfraquecidos e quebrando pelo uso de quimicas, o que vc recomenda?

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 11 de janeiro de 2012 at 16:02 #

      Olá Karina!

      Depende um pouco do grau do dano causado e do tipo de produto químico que foi empregado. Em geral, indico o uso de hidratações com máscaras de boa qualidade, shampoos adequados, cortes frequentes e redução do uso de químicas (por exemplo, tingir os cabelos com menor frequência, optar por mechas ao invés de tingir todo o cabelo, etc). Caso tenha sido usado produto com potencial mais agressivo, levando à fratura dos fios, irritações no couro cabeludo, queda de cabelos, outros cuidados podem ser necessários.

      Att,

      Adriana Biagioni

    • Terezinha Duarte 3 de abril de 2014 at 0:03 #

      Dra. Adriana, to com falta de vitamina D.Meu cabelo está caindo muito, muito, muito, fico até com medo.É por essa deficiência? comecei a tomar vitamina D. estou na primeira dose, vou tomar uma vez por semana. fui também dianosticada com fibromialgia, faz um ano, tem relação com a falta da vitamina? Faço exames de rotina todo ano, os de ossos sempre deu normal, agora deu alterado, teroide , diabetes no limite, e a deficiência da vitamina D. meu cabelo vai parar de cair? estou tomando remédio pra tiroide. por favor me responda. bjo e obrigada….

      • Dra. Amanda Gomes 7 de abril de 2014 at 15:54 #

        OLÁ TEREZINHA!!! BOA TARDE!!!
        A QUEDA DE CABELO ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A HIPOTIREOIDISMO E A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D.
        A MELHOR MANEIRA DE REPOR A VITAMINA D É PARENTERAL (INJETÁVEL). TOMAR SOL VAI AUMENTAR SUA VITAMINA MAS TAMBÉM TRAZER CÂNCER DE PELE, MANCHAS E ENVELHECEIMENTO.
        MAS EXISTEM OUTRAS FRENTES DE TRATAMENTO QUE VOCÊ PODE SE BENEFICIAR…
        ESTOU Á DISPOSIÇÃO
        AMANDA GOMES – CRM 43959

  2. NÉIA 12 de janeiro de 2012 at 18:44 #

    DRA. ESTOU TRATANDO DE UMA QUEDA DE CABELO DESDE DE 2008, JÁ USEI MUITAS COISAS RECEITADO POR DERMATOLOGISTAS, MAS ATÉ AGORA NÃO OBTIVE SUCESSO.lOGO NO INÍCIO QUE PERCEBI CHORAVA MUITO E FIQUEI DESESPARADA,HOJE JÁ TENHO UM POUCO DE CONTROLE DA SITUAÇÃO. INCLUSIVE TOMEI: PANTOGAR, CENTRUM, DERMAVIT, KELAVIT,COMPLLEXO B,INNÉOV NUTRI-CARE….; JÁ USEI:TRICOFORT,LOÇÃO CAPILUS,LOÇÃO CAPSAICINA,TARFLEX, LOÇÃO MINOXIDIL Q USO ATE HJ (2 ANOS USANDO) E ENFIM… OUTROS Q JA NÃO LEMBRO.Já FIZ VÁRIOS EXAMES E GRAÇAS A DEUS NÃO DEU NADA DE ANORMAL.POR FAVOR ME ORIENTE O QUE DEVO FAZER. ATT. AGUARDO RESPOSTA.

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 16 de janeiro de 2012 at 10:03 #

      Olá Néia,

      Muitas vezes é difícil descobrir a causa da queda – pode ser até que exista uma associação de causas. Para elucidar melhor o que está acontecendo com você, o ideal seria realizar uma consulta, uma entrevista para saber toda a história em detalhes, a sua história familiar, os medicamentos em uso (e não apenas aqueles usados para a queda), como foi a evolução do processo. Há uma causa que muitas vezes passa despercebida – ou é confundida com outras – chamada alopecia androgenética. Como o próprio nome diz, é uma causa genética, que tem controle com uso de medicamentos adequados, e apresenta características próprias.

      Um abraço,

      Dra Adriana

  3. Anônimo 18 de janeiro de 2012 at 0:59 #

    Olá Dra. tenho muito cabelo ele é ondulado e esta extremamente ressecado e muito volumoso, já tentei fazer de tudo mais nada funciona
    gostaria de algumas dicas casseiras para o tratamento

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 20 de janeiro de 2012 at 12:06 #

      Olá,

      aqui vão algumas dicas: pingar algumas gotas de bepantol líquido no frasco do shampoo, usar produto à base de óleo de argan (moroccanoil ou elixir ultime da kérastase) – apenas 1 a 3 gotinhas (antes ou após lavar ou com cabelos secos); no salão: relaxamento com produtos à base de guanidina (reduz o volume, deixa mais fácil para pentear, continua ondulado).

      Att,

      Dra. Adriana

  4. laricia 9 de junho de 2012 at 13:43 #

    dra meu marido esta ficando com os cabelos muito finos ecom queda qual eo melhor produtor que possa ajudar sera que shampoo que controla aqueda ea fragilizados pode ajudar sera que ele estar com calvicer¨?

    • Clínica da Pele 11 de junho de 2012 at 11:43 #

      Olá Laricia,

      Há diversas causas de queda de cabelos. Nos homens é muito comum a chamada alopecia androgenética, em que o cabelo sofre uma miniaturização, especialmente em algumas áreas do couro cabeludo. Esse quadro pode ter início muito cedo, até mesmo na infância. Existem tratamentos específicos para esse tipo de queda de cabelos, tópicos e / ou orais. É importante consultar um dermatologista para avaliar qual o tratamento mais indicado para o caso do seu marido e verificar se há outras condições concomitantes contribuindo para a queda de cabelo.

      Att,

      Adriana Biagioni

  5. Lucas 27 de novembro de 2012 at 17:18 #

    Olá Doutora.Tenho 14 anos de idade,tenho bastante cabelo,mas comecei a perceber que ao sair do banho meu cabelo cai,ontem por exemplo passei a mão no cabelo seco msm e caiu uma quantidade grande de fios.Meu pai e meu avÔ nao sao calvos,ambos tem muito cabelo,mas estou preucupado com isso.Obriado pela atenção até mais

    • marina.paiva 11 de dezembro de 2012 at 10:36 #

      Olá, Lucas!
      A queda de cabelo pode ocorrer por diversos motivos. Seria interessante avaliar também se a quantidade de fios que você está perdendo é preocupante ou se é normal. Atualmente, existem vários tratamentos para alopécia (queda de cabelo)!
      Estamos à disposição caso queira fazer uma avaliação!
      Obrigada!
      Clínica da Pele

  6. pedrow 4 de dezembro de 2012 at 22:05 #

    Cara Dra Adriana, parabens pelo site. Gostaria de sua informaçao sobre os antidepressivos e queda de cabelo.Tomei durante muito tempo Paroxetina que ajudou a queda de cabelo emocional, porém ela nao faz mais efeito. A sra. poderia citar algum AD que nao cause a queda? Adoraria marcar uma consulta, mas moro no Rio e ainda nao tive tempo. Muitíssimo obrigado pela atençao e sucesso.

    • marina.paiva 24 de janeiro de 2013 at 11:13 #

      Bom dia, Pedro!
      A queda de cabelo pode ocorrer por diversas causas. É preciso verificar se no seu caso é causada apenas por um fator emocional ou se há alguma outra causa associada. Existem diversos antidepressivos que não causam a queda de cabelo.
      Estamos à disposição!
      Obrigada!

  7. Telma 6 de dezembro de 2012 at 20:38 #

    Olá Dra. Estou muito preocupada pq meus cabelos estão caindo muito. Começaram a cair a uns três meses atrás e já estou com pouquíssimos fios, pra acabar de acertar eu inventei de fazer mechas a um mês e meio e acho q agora é q está caindo mesmo. Eu estou usando babosa e shampoo ante queda da El’seve da loreal estou com medo de ficar careca. Por favor me dê alguma dica de tratamento pq a cada dia q passa eu fico mais estressada por vê-lo cair tanto assim e sei q isso contribui ainda mais. E, será q a babosa faz mesmo efeito?

    • renata 17 de janeiro de 2013 at 18:57 #

      Olá, Telma!
      Existem várias causas de queda de cabelo. Seria necessário fazer uma avaliação, inclusive com exames de sangue, para investigar a causa e fazer o tratamento mais indicado.

  8. anne 28 de dezembro de 2012 at 17:32 #

    dr:oláh tenho 19 anos meu cabelo esta caindo muito , mas muito mesmo ah mais de 2 anos estou com esse problema, estou com muito medo de ficar careca, por favor me ajude me responde logo que possivél , não aguento mais ver meu cabelo caindo todo . não sei o que pode ser já fiz vários tratamento e nada resolve.

    • renata 19 de janeiro de 2013 at 16:00 #

      Olá, Anne!
      A queda de cabelo pode ter várias causas: genética, dermatite seborréica (“caspa”), anemia, baixa de ferro, ferritina ou de vitaminas, problemas de tireóide, estresse emocional, pós-parto, entre outras. Seria necessário fazer uma avaliação clínica e laboratorial (exames de sangue) para definir o diagnóstico e decidir o melhor tratamento. Qualquer outra dúvida, estou à disposição. Dra. Renata (Clínica da Pele)

  9. Luis Felipe 1 de fevereiro de 2013 at 22:33 #

    bom , sempre tive o cabelo meio rasinho (1 pouco sem cabelo na frente) , mas ele não aparentava ser careca nos lados . Conversei com meu pai e minha mãe e eles disseram que eu sempre fui meio careca , mas eu nunca perdi cabelo do lado da cabeça , estou com menos cabelo na esquerda do que na direita . estou com medo de cortar o cabelo e aparecer as entradonas pq meus amigos vão rir de mim , e isso abaixa minha auto estima pra crl , e nem bonito eu sou pra constar tenho 1 cabeça grande .
    Tenho tendências a ser calvo pq meu avô por parte de pai é careca , mas meu avô por parte de mãe ele não tem nenhuma entrada (nenhuma mesmo) e ele ja tem uns 67 já .
    OBS : SÓ TENHO 12 ANOS POR ISSO ACHO ESTRANHO EU COM ESSA IDADE SER APARENTEMENTE CALVO , e ja nasci careca .
    E esses cabelos que estao faltando na frente voltam a crescer com o passar do tempo?

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 10 de março de 2013 at 22:06 #

      Oi, Luis Felipe!
      Existem vários tipos de calvice e também podem ser causadas por vários fatores. Alguns tipos podem surgir na infância.
      É necessária uma avaliação com dermatologista para definir a causa e o melhor tratamento para o seu caso.
      Estamos à disposição!
      Obrigada!

  10. MARCELO 3 de fevereiro de 2013 at 16:22 #

    OLA DOUTORA,

    EM 60 DIAS MINHA FRANJA QUASE SUMIU, CAIU MUITO MESMO, TENHO 28 ANOS, MEU CABELO DIMINUIU SE COMPARADO O VOLUME DE CABELO QUE TINHA COM 20 ANOS, POREM AGORA FIQUEI PREOUCUPADO, POIS MEU PAI NAO E CALVO, CREIO QUE NAO TENHO CALVICIE GENETICA, FIZ UMA CIRURGIA DE APENDICE FAZEM 90 DIAS, GOSTARIA DE SABER SE A CAUSA DA QUEDA EXAGERADA DE CABELOS ESTA RELACIONADA A ESSA CIRURGIA, E SE OS CABELOS QUE CAEM POR ESSE MOTIVO COLTAM A CRESCER….

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 13 de março de 2013 at 9:33 #

      Bom dia, Marcelo!
      Alguns tipos de anestesias usadas em cirurgias podem levar a uma queda difusa de cabelos.
      Em geral, a queda de cabelos pode ter várias causas, e, para para cada uma delas, há uma tratamento adequado. É preciso determinar a causa para se definir o tratamento. Mas atualmente existem muitos recursos para melhorar o quadro.
      Estamos à disposição!
      Obrigada!

  11. Adriana 15 de abril de 2013 at 11:12 #

    Dra Adriana bom dia!
    Estou com queda de cabelo a 2 meses. Ao procurar a dermatologista me indicoi dois remedidos: aloxidil 5% e innevo nutri care, quais dos dois é mais eficiente já que o intuido é o mesmo e ambos são caros.Alem disso solicitou exames médicos que ainda nãi ficaram prontos.Acha interessante aguardar o resultado antes de comprar os remedios?

    • Dra. Adriana Biagioni
      Dra. Adriana Biagioni 24 de abril de 2013 at 15:50 #

      Olá! Ambos são bons contra a queda de cabelos. É importante realizar os exames de sangue – a queda pode estar relacionada ou pode ser intensificada por algum problema de saúde ou deficiência de nutrientes. Converse com seu médico, faça os exames e leve o resultado no seu retorno. Abraços, Adriana

  12. fátima lopes 25 de setembro de 2013 at 17:40 #

    olá doutora estou tomando o medicamento daforin e estou tendo queda de cabelo isso é normal
    grata e boa noite..
    parabéns pelo blog

    • Dra. Amanda Gomes 6 de março de 2014 at 12:58 #

      BOM DIA FÁTIMA!!!
      QUEDA DE CABELO GERALMENTE É UM PROBLEMA MULTIFATORIAL!!!
      MEDICAMENTOS COMO O DAFORIN, QUE É UM INIBIDOR DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA TEM ESSA CAPACIDADE!!!
      MAS PODEM HAVER OUTROS FATORES INTERFIRINDO COM O CRESCIMENTO CAPILAR, QUE É COMPLEXO!
      ESTOU Á DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  13. Márcio 16 de novembro de 2013 at 22:04 #

    Minha filha tem 6 anos e realizou uma cirurgia de apêndice supurada onde ficou internada por 23 dias. Após sua ALTA, já em casa identifiquei que na parte de trás dos seus cabelos cacheados está com uma “falha”, ou seja, existe uma parte que não possui cabelo algum!!! O que pode ser??? O que pode ter causado??? Existe algum medicamento para tratamento???

    No aguardo,
    Márcio

    • Dra. Amanda Dell Horto 12 de fevereiro de 2014 at 11:17 #

      OLÁ MÁRCIO
      QUEDA DE CABELOS PODE OU NÃO TER RELAÇÃO COM A INTERNAÇÃO.
      É MUITO DIFÍCIL TE DIZER O QUE HOUVE SEM AVALIAR DE PERTO ESSE CASO. PODE SER INCLUSIVE PELA POSIÇÃO DE DECÚBITO DORSAL MAIS PROLONGADA. AS CIRURGIAS GERALMENTE PRODUZEM QUEDAS DIFUSAS.
      MAS COM CERTEZA EXISTE ALTERNATIVA DE TRATAMENTO…
      Á DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  14. Rodrigo 21 de novembro de 2013 at 19:18 #

    Olá Doutora… tenho 40 anos e desde adolescente tenho uma quantidade média de cabelos, nem muito nem tão pouco. Não tenho falta de vitaminas nem qualquer deficiência nos meus exames de sangue… sem grande estresse no dia a dia.. pratico atividade física regular (hipertrofia e aeróbica)… alimentação bem balanceada (frutas, verduras, pouca carne, etc…) e agora vem a pergunta: minha esposa consultou com uma dermatologista e como eu estava acompanhando a mesma a médica disse que de repente eu poderia tomar aloxedil para aumentar o volume de meu cabelo. Pergunto a Sra se acharia prudente tomar o referido remédio, pois acho que seria interessante ter um pouco mais de cabelo. Outra coisa: há algum possível efeito contrário? pode trazer algum prejuízo? Muito obrigado.

    • Dra. Amanda Dell Horto 12 de fevereiro de 2014 at 11:15 #

      BOM DIA RODRIGO
      QUEDA DE CABELOS É UM PROBLEMA MULTIFATORIAL E MERECE ENTREVISTA COMPLETA, EXAMES COMPLEMENTARES E TRATAMENTOS BEM INDICADOS. PELO QUE ENTENDI VOCÊ ESTÁ COM CALVÍCIE. ESSA MEDICAÇÃO QUE VOCÊ CITOU É O MINOXIDIL. SE USADA COM PACIÊNCIA E DISCIPLINA OFERECE BONS RESULTADOS A LONGO PRAZO, PRINCIPALMENTE ESTABILIZAÇÃO DO AFINAMENTO DOS CABELOS. MAS ACREDITO QUE SEMPRE EXISTE ALGO MAIS A SE FAZER….
      ESTAMOS À DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  15. Ana Claudia Santana 21 de novembro de 2013 at 20:12 #

    Dra. Parabéns pelo site; há uns três meses descobri que estava com infecção urinária, o medico me indicou o cloridrato de ciprofloxacino, e há mais ou menos um mês meu cabelo está caindo muito, pode ser por causa do antibiótico. aguardo resposta via e-mail. desde j[a agradeço.

    • Dra. Amanda Dell Horto 12 de fevereiro de 2014 at 11:09 #

      BOM DIA ANA CLÁUDIA
      QUEDA DE CABELOS EXIGE ENTREVISTA MUITO COMPLETA PORQUE AS CAUSA SÃO INÚMERAS.
      COMO REGRA GERAL ANTIBIÓTICOS NÃO PRECIPITAM QUEDA DE CABELOS…
      AQUI NA CLÍNICA PODEMOS OFERECER AVALIAÇÃO COMPLETA DE FIO E COURO CABELUDO, ALÉM DE TRATAMENTOS COM CONVENCIONAIS E COM LASER.
      ESTAMOS Á DISPOSIÇÃO
      AMANDA DELL`HORTO – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  16. Thaís 22 de dezembro de 2013 at 18:53 #

    Olá, dra. veja se a sra. pode me ajudar. Fui diagnosticada com hipotireoidismo há 4 anos (quando tinha 19, hoje tenho 23), faço tratamento com Puran, só que nenhum médico consegue acertar minha dose, já tomei de 25 mg, 50, 25 alternado com 50, 75 e 50 alternado com 75 (atual), tomo Diane 35, pantogar, vitamina maxxi D3 e citoneurin 5000. O problema é minha queda de cabelo que simplesmente NÃO PARA! O que posso fazer? shampoos, alimentos, outros medicamentos? Tem alguma sugestão? Gratíssima!

    • Dra. Amanda Dell Horto 11 de fevereiro de 2014 at 10:04 #

      OLÁ THAIS!!!!
      A QUEDA DE CABELOS GERALMENTE É UM PROBLEMA MULTIFATORIAL… AS CAUSAS SÃO DIVERSAS. E O TRATAMENTO DEVE SER FEITO APARTIR DA CAUSA E NÃO DE MANEIRA ALEATÓRIA. O QUE MAIS ENCONTRAMOS POR AÍ SÃO “PACOTES” DE TRATAMENTOS DE CABELOS COMO SE FÓSSEMOS TODAS IGUAIS…
      ESSA QUEIXA MERECE UMA ANAMNESE SUPER COMPLETA A RESPEITO DE MEDICAÇÕES, CIRURGIA, ALIMENTAÇÃO, HÁBITOS, QUIMICA, ETC. DEPOIS DEVEMOS EXAMINAR O FIO E COURO CABELUDO E FINALMENTE FAZER EXAMES DE SANGUE. SÓ AÍ DETERMINAMOS O TIPO DE TRATAMENTO QUE VOCÊ MERECE. ISSO AUMENTA AS CHANCES DE SUCESSO E DIMINUI OS CUSTOS…
      ESTAMOS TE AGUARDANDO…
      AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  17. rosana novello 27 de janeiro de 2014 at 17:42 #

    OLA ADRI COMO EU TOMO SERTALINA O QUE EU FAÇO PARA PARAR MINHA QUEDA DE CABELO BJS

    • Dra. Amanda Dell Horto 6 de fevereiro de 2014 at 10:57 #

      Bom dia Rosana!!!!
      queda de cabelos é uma queixa muito comum…e geralmente tem mais de uma causa associada. Com certeza merece avaliação com tricoscopia e na maioria das vezes com exames de sangue.
      Os antidepressivos mais antigos causavam mais queda de cabelos. Talvez tenham outros motivos que você não esá identificando. à disposição…
      Amanda Gomes – Clínica da Pele

  18. Michele 20 de fevereiro de 2014 at 19:01 #

    Olá Dr, estou um pouco preocupada pois fiz um hidratação com maizena, não sei se a sra já ouviu falar, mas acho que deixei muito tempo sobre o cabelo inclusive na raiz e desde aquele dia meu cabelo tem caído muito principalmente quando lavo, mais de 200 fios, caem com a raíz, o que pode ter acontecido estou usando shampoo ante-queda e chá de jaborandi. Se puder me dar uma dica, obrigada.

    • Dra. Amanda Dell Horto 21 de fevereiro de 2014 at 10:58 #

      OLA MICHELLE. HIDRATAÇÃO GERALMENTE NÃO CAUSA QUEDA DOS CABELOS!!!
      E SHAMPOO E CHÁ NÃO TRATAM ESSE PROBLEMA.
      AS CAUSA SÃO MUITAS…
      PARA INVESTIGAR QUEDA DE CABELOS PRECISO DE UMA ENTREVISTA DETALHADA, ALGUNS EXAMES DE SANGUE, XAME DO FIO E COURO CABELUDO. SÓ ENTÃO POSSO FAZER UMA PRESCRIÇÃO SEGURA…
      MAS NÃO ESQUEÇA… OS CABELOS CRESCEM MUITO DEVAGAR E É NECESSÁRIO PACIÊNCIA
      ESTOU À DISPOSIÇÃO
      AMANDA DELL HORTO CRM 43959 CLÍNICA DA PELE

  19. Ana 10 de março de 2014 at 11:40 #

    olá Dra!

    parabéns pelo site. Meu cabelo está muito fino e sensivel porque tomo muitos antidepressivos embora agora não esteja mais caindo. Estou indecisa entre as ampolas da Schwarzkopf linha Bonacure Hair GrowthBC Hairtherapy com tartrato de carnitina, taurina e equinácea e as ampolas da Dercos Vichy Neogenic com STEMOXIDINE 5%. O objetivo é fortalecer o cabelo. Qual destas duas a Dra. aconselha a usar?

    Tem algum problema usar ampola quando o cabelo não está caindo, apenas fraco?

    Muito obrigada pela sua atenção,

    Ana

    • Dra. Amanda Gomes 10 de março de 2014 at 16:11 #

      OLA ANA!
      A FRAGILIDADE CAPILAR TEM INÚMERAS CAUSAS… O USO DE ANTIDEPRESSIVOS PODE SER UMA DELAS.
      GERALMENTE AS AMPOLAS FAZEM O EMBELEZAMENTO DOS FIOS, MAS NÃO FORTALECE A RAIZ. O IDEAL É PASSAR POR UM PROFISSIONAL, FAZER UMA ENTREVISTA DETALHADA, FAZER EXAME DO COURO E DO FIO COM TICOSCÓPI E FAZER EXAMES DE SANGUE. DEPOIS DISSO PODEMOS EMITIR UM LUDO FIDEDIGNO A RESPEITO DA SAÚDE DOS SEUS CABELOS.
      SEUS CABELOS MERECEM ESSE CUIDADO!
      ESTOU Á DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959

  20. Paula 10 de março de 2014 at 17:43 #

    Olá Doutora!! Estou com o problema de caspa aderida… Sempre tive esse problema, com épocas de melhora e piora, mas enfim, tenho que conviver com isso desde a infância!
    No último mês, meus cabelos estavam muito oleosos e o couro cabeludo coçando muito e vermelho saindo aquele óleo juntamente com as camadas brancas de caspa aderida… E O QUE MAIS ME INCOMODA É QUE É BEM NA FRENTE, NA MOLEIRA E NA RAÍZ DOS CABELOS NO CONTORNO DO ROSTO… Isso é muito ruim… usei o anticaspa da Garnier, achei bom durante um tempo mas não resolveu, aí agora to usando Head & Shouders, que eu gosto também mas NÃO resolve, apenas diminui um pouco…
    Estou pensando em usar o Stiprox ou o Tarflex, pois andei pesquisando e vi que eles são indicados pra remover caspa aderida! Minhas dúvidas são: 1- esses shampoos funcionam mesmo e removem caspa aderida realmente?
    2- qual condicionador usar em conjunto com esses shampoos? E eu preciso usar condicionador principalmente próximo das raízes pois os fios embaraçam muito nessa região da cabeça até mais do que nas pontas! E eu não sei porque isso acontece… não sei se é pelo jeito que eu massageio quando passo o shampoo… mas eu massageio direito, com as pontas dos dedos..não passo a unha de jeito nenhum!
    Bom é isso, espero que vocês possam me ajudar!
    Aguardo resposta, muito obrigada pela atenção!

    • Dra. Amanda Gomes 12 de março de 2014 at 12:01 #

      BOM DIA PAULA!!!
      A CASPA É O NOME POPULAR DA DERMATITE SEBORRÉICA. QUANDO MUITO GRAVE PODE SE TRATAR ATÉ MESMO DE PSORÍASE.
      OS TRATAMENTOS SÃO DIVERSOS, INCLUSIVE ORAL, E NÃO SE LIMITA A SHAMPOO…
      ESTOU Á DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES CRM 43959

  21. Eduardo Setra 22 de abril de 2014 at 19:52 #

    Ola Doutora,tenho 19 anos,e comecei de 6 meses pra cá um tratamento para engordar e desde então meu cabelo tem afinado cada dia mais e caido muiito!! Fui em uma dermatologista e ela me recomendou o uso do Monoxidil formula de 5%,usei pelo tempo indicado,fez com que nascesse mais cabelo,mas a queda excessiva não parou,sempre usei produtos indicados e bons,tenho cabelos compridos,nimguem na minha linhagem familiar tem ou teve calvice,trabalho como modelo,vivo da minha aparência,e essa queda esta me preocupando muito! o que posso fazer?devo estar fazendo algo errado? meu cabelo natural é ondulado,fino e loiro,preciso urgente de ajuda,aguardo resposta,Obrigado.

    • Dra. Amanda Gomes 23 de abril de 2014 at 11:38 #

      OLA EDUARDO!
      A QUEDA DE CABELOS É MULTIFATORIAL. O PRIMEIRO PASSO PARA COMEÇAR UM TRATAMENTO É DESCOBRIR A CAUSA (ETIOLOGIA). PARA ISSO PRECISO EXAMINAR SEUS FIOS, COURO CABELUDO E FAZER ALGUNS EXAMES DE SANGUE!!! DEPOIS DE DESCOBERTA A CAUSA PODEMOS MONTAR UM TRATAMENTO PRÁTICO PERSONALIZADO PARA VOCÊ NÃO PERDER TEMPO NEM DINHEIRO! NÃO USE NADA ALEATORIAMENTE! CADA CABELO É ÚNICO!
      VENHA FAZER UMA AVALIAÇÃO!
      BEIJO
      AMANDA GOMES – CRM 43959
      À DISPOSIÇÃO

  22. Stephanie 25 de abril de 2014 at 21:23 #

    Olá! Fiz muitos processos químicos de descoloração e tintura em meus cabelos. Nesta semana, fiz luzes e eles começaram a quebrar. Cortei, hidratei e trarei. Mas, de uns dias para cá, percebi que meu cabelo está caindo da raiz. Eles não caem quando acordo, não aparecem no travesseiro, etc; eles aparecem em meus dedos, quando passo as mãos no cabelo. O problema é que eles cabem com facilidade, da raiz, sem sequer deixar dor em meu couro cabeludo ao deslocar-se do couro para a minha mão. Existe chance do meu cabelo cair e nunca mais crescer, ou isso só aconteceria se o couro estivesse irritado e, consequentemente, este caimento acontecesse no mesmo instante que passei a química? Outra dúvida que deveria ser anterior à essa: é possível o cabelo cair por conta das químicas ou isto pode ser um fator hormonal?! Por favor, estou muito preocupada e gostaria de aliviar minha preocupação com uma simples informação. Muito obrigada!

    • Dra. Amanda Gomes 29 de abril de 2014 at 9:16 #

      BOM DIA STEPHANIE!
      OS CABELOS SÃO OBJETO DE MUITA PREOCUPAÇÃO PARA AS MULHERES PORQUE É UMA PARTE MUITO IMPORTANTE DA NOSSA AUTO ESTIMA!
      AS CAUSAS DE QUEDA DOS FIOS SÃO MUITAS… GERALMENTE A TINTURA E AS LUZES PODEM QUEBRAR OS FIOS! A QUEDA A PARTIR DA RAIZ TEM CAUSAS METABÓLICAS, NUTRICIONAIS E FATORES EXTERNOS COMO ESCOVA PROGRESSIVA E ALISAMENTO.
      O IDEAL PARA TE RESPONDER É FAZER UM EXAME DOS FIOS E DO COURO CABELUDO, FAZER EXAMES DE SANGUE E DEPOIS PROPOR E DIRECIONAR UM TRATAMENTO PERSONALIZADO, QUE VAI TE TRAZER BENEFÍCIOS SEM TE ONERAR! DETERMINAR SE OS SEUS CABELOS CAIRAM POR QU[IMICA OU POR FATORES HORMONAIS SÓ É POSSÍVEL DEPOIS DE UMA AVALIAÇÃO! AFINAL DE CONTAS… CADA CABELO É ÚNICO!
      ESTOU À DISPOSIÇÃO! TE AGUARDO AQUI NA CLÍNICA DA PELE!
      AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNCA DA PELE

  23. simone 15 de maio de 2014 at 16:19 #

    BOA TARDE DRA!
    POSSO ASSOCIAR INNEOV NUTRI CARE (P/ CABELO) COM COLÁGENO HIDROLISADO (P/ A PELE E CABELO TB)?

    • Dra. Amanda Gomes 16 de maio de 2014 at 9:17 #

      BOM DIA SIMONE!
      VC ESTÁ COM QUEDA DE CABELOS?
      O TRATAMENTO DOS CABELOS EXIGE UMA ENTREVISTA COMPLETA, EXAMES DE SANGUE, RASTREAMENTO NUTRICIONAL E METABÓLICO, EXAME DOS FIOS E COURO CABELUDO!
      DEPOIS DETERMINAMOS O QUE EXISTE DE ERRADO E DEFINIMOS UM PLANO DE TRATAMENTO PERSONALIZADO PARA CADA PACIENTE!
      FAZER USO EXCLUSIVO DE SUPLEMENTOS PODE ENCARECER SEU TRATAMENTO DESNECESSARIAMENTE!
      E TALVEZ VC NÃO ESTÁ USANDO O QUE REALMENTE PRECISA!
      ESTAMOS À DISPOSIÇAO
      AMANDA GOMES – CRM 43959
      CLÍNICA DA PELE

      • SIMONE 16 de maio de 2014 at 10:16 #

        BOM DIA DRA!
        JÁ FUI EM 2 DERMATOS, FIZ EXAMES DE TIREÓIDE E FERRO, TUDO NORMAL, O PRIMEIRO ME RECEITOU PANTOGAR E UM SHAMPOO, NÃO PERCEBI DIFERENÇA ALGUMA, OUTRO ME PASSOU SHAMPOO E LOÇÃO MANIPULADOS E PILL FOOD, TB NÃO VI RESULTADOS…POR ISSO QUE GOSTARIA DE EXPERIMENTAR O INNEOV E O COLÁGENO, POIS LI MUITOS DEPOIMENTO POSITIVOS NA NET…SÓ GOSTARIA DE SABER SE POSSO ASSOCIAR OS 2…OBRIGADA!

        • Dra. Amanda Gomes 19 de maio de 2014 at 15:50 #

          BOA TARDE SIMONE!
          QUEDA DE CABELOS É UM PROBLEMA COM MUITAS CAUSAS! CADA PACIENTE DEVE PASSAR POR UMA ENTREVISTA COMPLETA, EXAME CLÍNICO DO FIO E DO COURO CABELUDO. DEPOIS DEVE FAZER VÁRIOS EXAMES DE SANGUE. SO AÍ PODEMOS DEFINIR UM TRATAMENTO PERSONALIZADO PARA NÃO PERDER TEMPO NEM DINHEIRO E OBVIAMENTE TERMOS O MELHOR RESULTADO POSSÍVEL! INNEOV E COLÁGENO SÃO COMPATÍVEIS SIM!
          ESTOU À DIPOSIÇÃO
          AMANDA GOMES – CRM 43959 – CLÍNICA DA PELE

  24. Márcia Costa 18 de maio de 2014 at 12:31 #

    Dra., bom dia! Gostaria de uma informação, faço uso quase diariamente de anti inflamatórios, e recentemente fiz um tratamento com dois antibióticos, cefalexina e metronidazol. Tenho queda de cabelos, mas normal, meu cabelo tem química, só nos últimos dias, tenho notado que a queda de cabelos aumentou, seria por causa da medicação? Os anti inflamatórios que uso são, Ácido Mefenâmico e Torsilax, tem?Sei que o fator estresse tbm é um grande vilão pra queda de cabelos,má alimentaçã, mas gostaria de saber sobre os medicamentos que citei. Aguardarei respostas, obrigada!

    • Dra. Amanda Gomes 19 de maio de 2014 at 15:53 #

      BOA TARDE MÁRCIA!
      OS ANTI INFLAMATÓRIOS NÃO ESTEROIDAIS NÃO CAUSAM QUEDA DOS FIOS!
      MAS DOENÇAS INFLAMATÓRIAS CRÔNICAS PODEM PIORAR A QUEDA!
      POR ISSO ANTES DE PROPOR QUALQUER TRRATAMENTO DE CABELO DEVEMOS SEMPRE FAZER UMA ENTREVISTA COMPLETA, EXAMES DE SANGUE, EXAME DO FIO E DO COURO CABELUDO!
      ESTOU À DIPOSIÇAO
      AMANDA GOMES- CRM 43959
      CLÍNICA DA PELE

  25. Alexandra 29 de maio de 2014 at 1:39 #

    Olá Dra! Boa-noite! EStou fazendo tratamento com minoxidil a 5%, propilenoglicol a 4% e Auxina tricogena a 5%, estou no meu segundo mês de tratamento, não tive ainda melhoras quanto a queda, mas acontece que estou com uma coceira terrível no couro cabeludo, nas orelhas, no queixo e laterais do rosto, também estou apresentando vermelhidão nestas áreas e algumas bolinhas vermelhas que coçam muito, ardem, chega a ser insuportável! Pode ser uma reação alérgica a fórmula que citei acima? Não sei o que fazer, meus cabelos estão ralos e caindo muito, temo em suspender o uso e ter uma queda mais acentuada ainda…Mas também não aguento a coceira, e as bolinhas que surgiram abaixo do meu queixo parecem espinhas, mas tenho quase certeza de ser uma reação causada pelo minoxidil, me ajude doutora! É comum esta reação? Abraços.

    • Dra. Amanda Gomes 29 de maio de 2014 at 9:11 #

      BOM DIA ALEXANDRA1
      CABELOS FINOS E RALOS GERALMENTE SÃO SINAIS DE ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA, PROBLEMA COMUM ENTRE AS MULHERES. ANTES DE DEFINIR O TRATAMENTO ADEQUADO É NECESSÁRIO FAZER UM RASTREAMENTO NUTRICIONAL, METABÓLICO E HORMONAL. EXISTEM VÁRIAS OPÇÕES NO MERCADO ATUALMENTE. O MINOXIDIL É UMA DELAS. QUANDO VOCÊ ME RALATA SEUS SINTOMAS ACREDITO QUE ESTETJA DESENVOLVENDO UMA DERMATITE, QUE PODE SER IRRITATIVA (PELA QUANTIDADE DE PROPILENOGLICOL) OU ALÉRGICA (PELO MINOXIDIL). MAS O DISGNÓSTICO SÓ PODE SER FEITO PESSOALMENTE ATRAVÉS DO EXAME CLÍNICO.
      EM DOIS MESES DE TRATAMENTO AINDA NÃO CONSEGUIMOS VER UM RESULTADO SATISFATÓRIO. A PRIMEIRA RESPOSTA DO MINOXIDIL É MANTER SEUS FIOS. A SEGUNDA É ENGROSSAR OS FIOS E, POR ÚLTIMO, O AUMENTO DO NÚMERO DOS MESMOS! MAS NÃO ESQUEÇA! EXISTEM OUTRAS NOVIDADES NO MERCADO PARA ALOPÉCIA!
      ESTOU À DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959
      CLÍNICA DA PELE

  26. Débora 29 de maio de 2014 at 8:27 #

    BOM DIA, MINHA DERMATOLOGISTA ME PASSOU PANTOGAR DEVIDO A MINHA QUEDA DE CABELO, POIS TOMO PAROXETINA. ENFIM, EU TENHO MEDO DE TOMAR QUALQUER TIPO DE MEDICACAO E QUERO SABER SE POSSO TOMAR O PANTOGAR JUNTO COM O ANTIDEPRESSIVO (PAROXETINA), SE IRÁ ME CAUSAR ALGUM MAL. AGUARDO….. :/

    • Dra. Amanda Gomes 29 de maio de 2014 at 9:30 #

      BOM DIA DÉBORA! TUDO BOM?!
      QUEDA DE CABELOS É UM ASSUNTO BEM AMPLO POIS EXISTEM DIVERSAS CAUSAS.
      O IDEAL É PASSAR POR UMA ENTREVISTA DETELHADA, FAZER UM EXAME MINUNCIOSO DO FIO E DO COURO CABELUDO E POSTERIORMENTE UM EXAME DE SANGUE (QUE INCLUA RASTREAMENTO NUTRICIONAL, HORMONAL E METABÓLICO).
      SÓ ENTÃO PODEMOS DEFINIR A CAUSA (OU AS CAUSAS) DA PERDA DOS FIOS E FAZER UM PROGRAMA DE TRATAMENTO PERSONALIZADO, AFIM DE TER O MELHOR RESULTADO COM O MENOR TEMPO E GASTOS POSSÍVEIS!
      EU NÃO COSTUMO USAR O PANTOGAR DE ROTINA. TENHO MINHA PRÓPRIA FÓRMULA!
      O PANTOGAR TEM CÁLCIO, DOIS AMINOÁCIDOS, LEVEDURA E QUERATINA. ISSO NÃO TEM INTERAÇÃO COM PAROXETINA, MAS ESSAS RECOMENDAÇÕES DEVEM SER FEITAS PESSOALMENTE!
      ESTOU À DISPOSIÇÃO
      AMANDA GOMES – CRM 43959
      CLÍNICA DA PELE

  27. mariana 4 de junho de 2014 at 18:40 #

    Dr. Adriana, Boa noite!
    tenho 17 anos, e passar quatro meses que operei da apendicite, notei que meu cabelo ta caindo muito, ele é liso e comprido, meu cabelo nunca foi de cair, mas agora principalmente quando lavo, cai entre 100 à 200 fios. Eu queria saber se é uma causa da cirurgia que está fazendo meu cabelo cair ?
    Eu nunca pintei ele, nem usei nenhuma química, também não o seco, e passo chapinha só quando saiu, muito raro.

    • Dra. Amanda Gomes 11 de junho de 2014 at 10:55 #

      Bom dia Mariana!
      A queda dos fios pode sim ser por causa da cirurgia, mas não pela anestesia como a maioria das pessoas pensam.
      Mas existem outras causas que devem ser investigadas sempre que mulheres jovens pasam por isso: problemas nutricionais, hormonais e metabólicos!
      O tratamento deve ser personalizado a partir da identificação das causas!
      à disposição
      Amanda Gomes – CRM43959
      Clínica da Pele

  28. viviane 17 de junho de 2014 at 20:16 #

    ola dr…tenho 25 anos, sempr tive cabelo finos…mais bastante ultimamente meus fios estao finos e ralos na frente perto da minha franja…minha mae tem muito cabelo…minha familia ninguem tem calvice apenas cabelo fino mesmo..meu pai tem cabelo fino…mais isto ta me incomodando estou tomando himecap hair a 1 mes mais nao vi mta diferenca…quando lavo meu cabelo ate me assusto sai uns 10 fios…cada puxada…to co problema emocional grande, tomava comprimido anticoncepcional femiane parei por outras causas mais pretendo voltar a toma lo..tem algum anticoncepcional, mellhor…? tenho pele muito oleosa tbm…tomo antidepressivo sertralina e amitritilina a 5 anos..nao sei oq fazer estou com medo de perder mto cabelo e ficar sem…..ja sou toda nurotica….imagina..se puder responder no meu e mail agradeco
    muito obrigada

    • Dra. Amanda Gomes 18 de junho de 2014 at 6:11 #

      Bom dia Viviane!
      Cabelos finos geralmente é a queixa das mulheres que apresentam alopécia androgen[etica!
      não posso te dar esse diagnóstico sem examiná-la. Mas essa é uma condição que merece investigação com tricoscopia e exames de sangue para depois instituir um tratamento personalizado!
      Existem vários fatores que influenciam a queda dos fios: cirurgia, medicamentos, alterações hormonais, etc! Por isso sempre é necessário uma entrevista muito completa!
      Os tratamentos das alopécias são muito variados e você só deve usar o que é bom para seus cabelos!
      Podemos usar medicamentos tópicos, orais, injetáveis (plasma rico em plaquetas), led, laser,etc!
      Estou à disposição
      Amanda Gomes – CRM43959
      Clínica da Pele

  29. flavia 27 de junho de 2014 at 16:59 #

    Ola Doutora gostaria de saber se a formula contendo minoxidil 5 e prop de betasol 0,05 pode ser usado pelo homem quando o mesmo esta tentando engravidar a mulher . Ttem alguma contra indicação nesse caso??? Obrigada

    • Dra. Amanda Gomes 30 de junho de 2014 at 14:39 #

      Boa tarde Flávia!
      Não tem contra indicações basicamente. Teoricamente o minoxidil não teria a capacidade de ser absorvido, circular no corpo e chegar ao líquido seminal em quantidades altas para atrapalhar os espermatozóides.
      Mas quando os casais estão tentando engravidar há mais de 1 ano todos os fatores possíveis e imagináveis devem ser suspensos… inclusive minoxidil!
      à disposição
      Amanda Gomes – crm 43959
      Clínica da Pele

  30. Amanda 30 de junho de 2014 at 11:39 #

    Olá Dra Adriana,
    Gostaria de saber se o uso do Minoxidil 5% possui interaçao com escovas progressivas. Há alguma contra indicação? Obrigada

    • Dra. Amanda Gomes 30 de junho de 2014 at 14:41 #

      Boa tarde Amanda!
      quem está usando minixodil geralmente está com problemas no crescimento dos fios.
      E a progressiva prejudica demais esse processo…
      Logo quem está fazendo tratamentos capilares deve ficar longe das progressivas!
      À disposição
      Amanda Gomes – CRM 43959

  31. Gina C. Pereira 15 de julho de 2014 at 20:06 #

    Oi Doutora! Fui diagnosticada por uma alergista com alergia ao PPD das tinturas, me receitou a tintura keune que disse não possuir o PPD, mas nao adiantou tive reação alergica do mesmo jeito , ja usei até hena e tive alergia, coceira, formigamento e parece que esquenta o couro cabeludo, experimentei ja diversas tinturas e tonalizantes, tudo me causa alergia, sera que existe alguma solucao, tenho 42 anos e tenho bastante cabelo branco.

    • Dra. Amanda Gomes 16 de julho de 2014 at 16:34 #

      Olá Gina! Boa tarde!
      Quando você recebeu o dignóstico de alergia ao PPD foi feito o teste de contato antes?
      Sua alergia pode ser a fragrância…
      Antes de dar esse diagnóstico sempre que possível devemos fazer o teste de contato
      à disposição
      Amanda Gomes – CRM43959
      Clínica da pele

  32. Ana Paula 27 de julho de 2014 at 1:24 #

    Olá doutora!
    tomo antidepressivo para tratar síndrome do pânico, e tive uma queda no cabelo!
    Gostaria de saber de posso usar pantagor ou alguma vítima pra crescimento do cabelo, juntamente com a SETRALINA (antidepressivo)
    Obrigada!

    • Dra. Amanda Gomes 28 de julho de 2014 at 13:25 #

      Oi Ana Paula!
      a queda dos cabelos merece uma investigação significativa antes de iniciarmos um tratamento.
      Ela tem inúmeras causas (fatores externos e internos, que podem ser metabólicos, hormonais ou nutricionais).
      Então queda de cabelos não é igual a usar Pantogar. Mas de qualquer maneira essas duas medicações não tem interação!
      À disposição
      Amanda Gomes – CRM43959
      Clínica da Pele

  33. fernanda 1 de agosto de 2014 at 3:45 #

    Olá, a um ano depois de um problema emociona grave comecei a perder muito cabelo, só agora fui na dermatologista pois meu cabelo esta todo ralo e aparecendo e couro cabeludo, fiz os exames de sangue e deu ferritina baixa, a médica me passou um complemento de ferro pra eu tomar por três meses mais um xampu importado pra capa kerium dc, e depois voltar, gostaria de saber se apenas isso na sua opinião sera o suficiente pra meus cabelos nascerem novamente,pq segundo ela meus exames estão normais nao tenho a tal alopecia, tirando a ferritina o resto esta tudo ok, já faz duas armas e não notei nada ainda, gostaria dá sua opinião, estou muito triste e preocupa.

    • Dra. Amanda Gomes 1 de agosto de 2014 at 12:11 #

      Olá Fernanda1
      A queda dos cabelos tem muitas causas. O primeiro passo para um tratamento de sucesso é definir essa causa, ou seja, achar o seu diagnóstico!
      Isso é feito com o exame clínico do fio, couro cabeludo, raiz, com uma entrevista super detalhada, e com exames de sangue para sabermos com estão suas questões hormonais, nutricionais e metabólicas!
      depois apresentamos as opções de tratamento e adequamos ao seu dia-a-dia… afinal de contas adesão ao tratamento é importantíssmo!
      Quando os cabelos estão ralos geralmente o diagnóstico é de alopécia androgenética feminina, mas só posso te dizer isso se eu te examinar!
      O tratamento geralmente é para o resto da vida e pode ser feito com medicação tópica, medicação oral, LED, mesoterapia e até mesmo transplantate!
      O segredo é personalizar o tratamento baseado no diagnóstico ok!?!
      À disposição
      Amanda Gomes – CRM 43959
      Clínica da Pele

  34. Nany 4 de agosto de 2014 at 8:08 #

    Olá Doutora!
    Minha duvida: tinha muito cabelo,mas sempre foi fino, notei a um tempo atras a diminuição dos meus fios,Obs:meu cabelo é crespo e amarro muito apertado coloco muito creme ate mesmo na raiz para baixa os friz, me desesperei logo apos uma chapinha que fiz, ficou lisinho ai sim notei que ele avia diminuído o absurdamente, ta ralinho, quando seca natural não percebe se pois ele é enrolado e tem volume só quando junto pra amarra, tem chance da recuperação dos meus fios perdidos? já
    que um dia eles era muitos? O que faço? Me ajude por favor?

    • Dra. Amanda Gomes 4 de agosto de 2014 at 15:30 #

      Olá Nany! tudo bom?
      A queda dos fios geralmente é multifatorial. Pode ser por problemas nutricionais, metabólicos, hormonais ou intrínsecos dos fios (doenças inflamatórias).
      A melhora maneira de recuperar os fios é fazer um diagnóstico acertado e um tratamento direcionado para esse diagnóstico. Para isso você precisa passar por uma entrevista detalhada. Além disso devemos fazer uma análise do fio e couro cabeludo com um photofinder, devemos fazer exames de sangue e às vezes biópsia do couro cabeludo. O seu relato me lembra muito o das pacientes com alopécia androgenética (calvície feminina). Esse problema é crônico e merece tratamento diário para os fios não ficarem finos e diminuírem. Os tratamentos são sinérgicos e escolhidos de acordo com sua disponibilidade: medicamentos orais, medicamentos tópicos, LED, mesoterapia etc.
      À disposição
      Amanda Gomes – CRM 43959
      Clínica da Pele

  35. Ana Paula 14 de agosto de 2014 at 16:16 #

    Ola dra. A maioria das pessoas tem queda de cabelo associado a depressão eu estou com depressão devido a queda de cabelo, estou fazendo tratamento com neuro e psicologo. Já quis morrer varias vezes nem consigo sorrir para meu bebe de 2 anos vi que meu cabelo estava caindo mas nada assustador fui ao dermato e ele disse que eu tinha demorado muito pra procurar ajuda me passou uma formula mais loção de minoxidil mas nem chegou perto dos meus cabelos fiz o tratamento mas nada de resultado comecei a notar umas entradas e que o cabelo esta ficando ralo em volta da testa procurei outra medica essa olhou meu cabelo e receitou uma outra formula com exy Nutrimental e continuar com minoxidil mas que eu ficasse tranquila que eu não tinha o couro cabeludo de quem iria ficar careca comecei o tratamento que foi bem caro mas faltando 2 semanas começou a me bater o e desespero fui atrás de outra opinião esse dermato me atendeu a 10 anos atrás quando tive um outro episódio de queda era extresse fiz o tratamento e ficou tudo bem. Desta vez ele disse que eu tinga esses ciclos e que provavelmente aconteceria de novo que era para eu usar a loção de minoxidil mais baixa que a primeira e tomar inneov comecei esse tratamento a 2 diasas hj vi que meu cabelo esta muito pouco, minha familia toda tem pouco cabelo mas ninguem calvo noto que a queda diminuiu bastante mas to com pouquíssimos cabelos estou desesperada e só penso nisso preciso de ajuda

    • Dra. Amanda Gomes 19 de agosto de 2014 at 13:59 #

      Ola Ana Paula!
      A queda dos cabelos é um assunto bem complexo!
      Antes de iniciar qualquer tratamento eu preciso fazer uma entrevista extensa com você para tentar identificar tudo o que você pode estar fazendo de errado com seus cabelos!
      o segundo passo é examinar seu couro cabeludo, seus fios e raízes. Depois iremos fazer 17 tipos de exames de sangue!
      Eu preciso de saber como é seu perfil hormonal, nutricional e metabólico!
      Só aí eu posso te dar o diagnósticos e propor seus tratamentos.
      Existem diversas possibilidades: minoxidil, estradiol, neoptide, shampoos, LED/laser, PRP, mesoterapia, finasterida, etc!
      Estou à disposição
      De onde você é?
      Amanda Gomes – CRM 43959
      Clínica da Pele

  36. Cristiane 25 de agosto de 2014 at 11:46 #

    Bom dia Doutora. Estou tentando engravidar, mas estou com grande queda de cabelo. Pergunto se os medicamentos prescritos e o tratamento para queda de cabelo tem contraindicação para pacientes que pretendem engravidar.

    • Dra. Amanda Gomes 25 de agosto de 2014 at 16:11 #

      Olá Cristiane!
      Tudo bom?
      quais medicamentos???
      beijo
      Amanada Gomes – CRM 43959
      Clínica da Pele

  37. Danielle 17 de setembro de 2014 at 12:17 #

    Olá, tenho 27 anos e a 5 meses atrás sofri com um quadro de depressão do qual já melhorei, meu cabelo já estava tenho alguma queda, mas de 1 semana pra cá cai assustadoramente procurei uma dermatologista e comecei o tratamento a 2 dias com imecap hair e avicis. Lembrando que isso aconteceu por que exatamente nesse período eu voltei a tomar meu anticocepcional que havia parado a 5 meses, como atrasei tomei 4 de uma vez. =( Será que essa quantidade de anticoncepcional junto é o motivo da queda?Vou ficar careca? tô desesperada.

    • Dra. Amanda Gomes 19 de setembro de 2014 at 9:24 #

      Ola Danielle! Tudo bom?
      Os anticoncepcionais têm hormônios femininos e não pioram a queda dos fios. Tem alguns com drosperinona, que tem efeito antiandrogênico, que inclusive melhoram a queda dos fios.
      Mas enfim… o seu relato parece de eflúvio telógeno(só poderia ter certeza te examinando). E geralmente o eflúvio tem uma causa, é temporário. Ufa! :)
      As causas são inúmeras. Para descobrir você precisa passar por uma entrevista bem completa, fazer exames de sangue (rastreamento nutricional, metabólico e hormonal),tricoscopia do fio e couro cabeludo. E por último definir a melhor combinação de medicações tópicas e orais, além de LED e etc
      À disposição
      Amanda Gomes – CRM 43959 – RQE 30166

  38. rosana santos 2 de outubro de 2014 at 21:26 #

    Dra eu tenho nivel 18 de vitamina d, para a queda de cabelo parar devo chegar a qual nivel?

    • Dra. Amanda Gomes 3 de outubro de 2014 at 9:02 #

      Bom dia Rosana!
      O nível de vitamina D bom para o funcionamento corporal, dos cabelos e unhas é 30.
      Você deve repor com injeção, cápsulas ou gotinhas!
      Nunca tome sol para repor a vitamina D!
      Quando nos expomos ao sol a vitamina D aumenta… mas junto com ela vêm as rugas, manchas e o câncer de pele!
      À disposição!
      Amanda Gomes
      CRM 43959
      RQE 30166

  39. Toinha Vieira 15 de outubro de 2014 at 13:50 #

    Dra. Meu filho passou mais de um mês internado, devida algumas complicações pós-cirúrgica. Agora está tem uma perda considerável de cabelo. O que você recomenda? Obrigada.

    • Dra. Amanda Gomes 16 de outubro de 2014 at 8:17 #

      Bom dia!
      A cirurgia e as complicações são considerados na medicina traumatismos físicos. Por causa desses eventos o corpo faz uma resposta inflamatória e os cabelos caem mesmo. A anestesia não tem nenhuma participação. Além disso, como é um período de recuperação, os órgãos mais nobres precisam de mais nutrientes e os cabelos acabam sofrendo com isso. Esse tipo de queda se chama eflúvio telógeno e vai diminuir espontaneamente. Mas ele precisa manter uma alimentação balanceada e com acompanhamento profissional.
      à disposição
      Amanda Gomes
      CRM 43959
      RQE 30166
      CLÍNICA DA PELE

Deixe uma resposta