Hábitos que ajudam a diminuir a acne da mulher adulta

26 set

A acne da mulher adulta tem se tornado um problema cada vez mais frequente no mundo moderno. Isso acontece por haver uma produção maior de hormônios masculinos, nesta faixa etária. Mas mesmo mulheres com níveis normais de andrógenos podem vir a apresentar acne, por uma sensibilidade aumentada dos receptores desses hormônios na pele.

O que podemos fazer?

1- Regular a secreção sebácea:

Pílulas anticoncepcionais e substancias anti-andrógenas, como a Espironolactona e o Acetato de Ciproterona, ajudam a impedir que hormônios masculinos ativem os receptores das glândulas. Ativos aplicados diretamente na pele também controlam a oleosidade. Dentre eles, zinco, alfa-hidroxiácidos, retinóides, peróxido de benzoíla, acido salicílico e enxofre.

2- Diminuir a obstrução dos folículos pilo-sebáceos:

Esfoliar regularmente a pele ajuda a remover as células mortas. Sabonetes a base de acido salicílico reduzem a formação dos comedões, e retinóides tópicos controlam a multiplicação das células da camada córnea. Limpeza de pele para extração dos comedões também pode ajudar.

3- Reduzir a proliferação de bactérias:

Produtos a base de peróxido de benzoíla aumentam a concentração de oxigênio na pele, e sufocam o P. Acnes, que precisa de um meio anaeróbio para se multiplicar. Antibióticos tópicos também podem ser utilizados. Uma novidade são equipamentos que emitem luz azul, capaz de reduzir a população de P. acnes.

4- Controlando a inflamação:

Peróxido de benzoíla, acido salicílico, extrato de chá verde, entre outros, atuam como anti-inflamatórios. Antibióticos orais e espironolactona também têm esta propriedade. Se nada disso resolver o problema, pode-se optar pela Isotretinoína oral.

 

Alguns fatores agravam a acne. Situações em que há aumento de testosterona, como menstruação, gestação, menopausa e stress. O stress também leva a um aumento de cortisol, o qual aumenta a atividade das glândulas sebáceas.
Cremes e maquiagem com base oleosa podem obstruir os poros, por isso prefira produtos oil-free, ou na forma de gel. Por último, exposição solar excessiva também pode aumentar a inflamação e piorar a acne, alem de causar manchas.

 

Com informações do site http://www.minhavida.com.br/.

Be Sociable, Share!

Ainda não há comentários

Deixe uma resposta